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Método Canvas 1

Olá, tudo bem?

Hoje vou começar uma séria de textos que eu acho que podem te ajudar.
O que vou falar nessa série? Vamos entender e aprender a aplicar o Método C.A.N.V.A.S.! 😉

Como começa o Método C.A.N.V.A.S.? O que é o Método C.A.N.V.A.S.? Então vamos começar do começo.

Canvas é uma metodologia e ferramenta para:

  • Modelagem, criação e desenvolvimento de um negócio
  • Estruturar um processo de coaching

E o que é o Método C.A.N.V.A.S.?
São 6 passos cruciais para você construir e iniciar sua carreira de coach.
1- Comunicação
2- Atração
3- Nicho
4- Validação
5- Administração
6- Story Telling

Vamos ao primeiro passo então?

  • Comunicação.

Para quem você comunica?
Com quem você está comunicando? Você conhece o seu cliente?
Quem é o seu cliente? É empresa? Pessoa física? Onde ele está? Por onde você se comunica com ele?

Você já pensou por onde ele quer ser encontrado?
Você consegue medir sua comunicação com ele? Sabe quantos deles estão lendo seus emails? Clicando nos seus links via rede social? Ou você ainda manda mala direta via correio?? Quantas dessas malas diretas vão pro lixo sem nem mesmo serem abertas?

A comunicação é um dos principais pilares da atração de clientes. Da forma mais simples e resumida, comunnicação são as mensagens trocadas entre o emissor e o receptor. Porém, quando falamos de conquistar ou reter o seu cliente, a eficácia da comunicação depende principalmente do que o receptor quer ouvir. Ou seja, o emissor deve se comunicar entregando aquilo que o receptor quer receber. Estamos falando então de desejos, necessidades, e souções de problemas.

Quais problemas existem da vida do seu cliente? Você sabe?
Mesmo se estivermos falando de empresas, que problemas essas empresas têm? Quais problemas a sua comunicação vai solucionar?

Então, o que eu quero que você perceba é bem simples: Não importa a forma que você comunica, ou o que você comunica. Na comunicação com o cliente, o que mais importa é o próprio CLIENTE! Então não importa o que, o importante é PARA QUEM ou COM QUEM você comunica.

O “o que”, vai depender do que o “quem” quer. Entende?
O “o que” você comunica, o assunto que você fala, a forma que fala e o meio de comuicação que usa depende unicamente do que o “quem” quer. Ou seja, depende de quem é o seu cliente, quais problemas ele tem e o que ele quer.

Por exemplo, você não se comunica da mesma forma com um idoso e um adolescente. E ainda, eles têm diversos problemas diferentes que poderiam ser solucionados de forma diferente. E assim também é com o seu cliente. O cliente A é diferente do cliente B. Portanto, comunique-se com eles de forma diferente!

“Mas Paula, eu não sei como me comunicar corretamente com meus clientes. O que pode estar acontecendo??”

Responderei com uma pergunta: O quanto você sabe sobre o seu cliente? Você conhece o seu cliente?

Se sua comunicação não está trazendo resultado, provavelmente você não conhece o seu cliente. Então, minha sugestão é que reserve alguns minutos por dia, ou algumas horas por semana para começar um processo de conhecer muito bem o seu cliente.

No próximo texto você vai aprender uma super ferramenta para avaliar o quanto você conhece o seu cliente.
Por hoje é só.

Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES!!

#istoécoaching

Paula Quaiser