Mapa de Empatia, o que é?

Oi! Tudo bem?

Me conta uma coisa: o quanto você conhece o seu cliente?
Quem é o seu cliente? Você sabe me responder essa pergunta?

Homem? Mulher? Pessoa física ou pessoa jurídica?

Bem, existe uma ferramenta que pode ajudar você a conhecer melhor o seu cliente. Ou a perceber o quanto você ainda precisa se aprodundar sobre ele. Essa ferramenta faz parte da linha de pensamento chamada DESIGN THINKING, ou traduzindo, pensando através do design. O design thinking é a forma de pensar 2.0: ágil, lúdica e criativa. A ordem é não perder tempo e pensar fora da caixa.

Esta ferramenta se chama Mapa de Empatia.
O MAPA DE EMPATIA faz parte da Metodologia Canvas para Negócios. É uma ferramenta que ajuda você a imaginar o “personagem” que representa os seus clientes: persona, buying persona ou avatar. Não importa o nome, o importante é você conhecer a fundo o seu cliente para conseguir ter empatia com ele. O nome já diz: Mapa de Empatia. Ou seja: coloque-se no lugar do seu cliente, experimente ver a vida através do universo do seu cliente.

Funciona muito bem quando falamos de B2C, business to client, quando o seu cliente é pessoa física.
Mas se o seu negócio é B2B (business to business, quando o cliente é pessoa jurídica), o mapa de empatia também funciona. Basta você imaginar o dono da empresa, ou o personagem que melhor respesente o dono da empresa ou a pessoa que você lida dentro da empresa.

Pense então no seu cliente. Ou nos seus principais clientes.
Crie um personagem. Dê um nome para essa persona. Idade, onde mora, quantos anos tem?

Agora mergulhe no unverso do seu cliente.
São 7 perguntas:

1- O que ele vê?
Quais programas de TV? Quais redes sociais? Sites da internet? Jornais? Pessoas?
O que acontece diante dos olhos dele?

2- O que ele pensa?
Ele está feliz? Está triste? O que ele pensa da vida? Do futuro? das notícias de jornal?

3- O que ele ouve?
O que as pessoas falam para ele? O que ele ouve no rádio? E no dia-a-dia em geral?

4- O que ele fala?
O que ele fala para as pessoas? Ele faz o que fala? Sobre quais assuntos ele fala?

5- O que ele faz?
Quais atividades ele faz? O que ele faz no dia-a-dia? Como é a vida dele?

6- Quais são as dores dele?
De que ele reclama? Quais problemas ele tem? Quais insatisfações e frustrações?

7- Quais as necessidades e desejos?
O que ele quer? Quais são os sonhos dele? O que é sucesso para ele? O que o faz feliz?

 

Você conseguiu responder a todas as perguntas?
Se a resposta foi negativa, é porque você conhece pouco o seu cliente.

“E como faço para conhecer mais sobre o meu cliente??”

Ora! Faça pesquisa. Pesquisa de mercado. Envie emails perguntando sobre ele. Ligue para ele e converse. Use o Survey Monkey (ferramenta de questionário online).
Não importa como, o importante é você fazer por onde e conhecer a fundo o seu cliente. Só assim você vai poder começar a entregar o que ele quer, resolver os problemas que ele tem, e se comunicar da maneira que ele gosta.

E por que isso é importante? Porque quando você descobre o universo do seu cliente, você consegue entender no que ele enxerga valor. E assim você também consegue entregar valor para ele! 😉

Deixo aqui a ferramenta do Mapa de Empatia, e alguns exemplos de Mapas de Empatia feitos que encontrei no Google.

MAPA DE EMPATIA:

mapa-de-empatia-canvas mapa-de-empatia

Exemplos:

mapa-de-empatia-Andre  mapa-de-empatia-desempregado mapa-de-empatia-de-estudante  responsc3a1vel-de-estc3a1gios-universidades-mapa-empatia-v1-0 Mapa-de-Empatia-Empresas

 

 

Por hoje é só.

Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES!

#istoécoaching

Paula Quaiser